A qualidade da alimentação nas nossas escolas

Uma interessante investigação sobre o estado da oferta alimentar nos bufetes e máquinas de venda automática (MVA) em estabelecimentos públicos de 2º e 3º ciclos e ensino secundário da cidade do Porto, foi realizada recentemente pela Dra. Joana Pinto de Carvalho.

Ler mais

Dramática a assistência psiquiátrica a crianças e adolescentes

Costumo dizer aos meus alunos da Faculdade de Medicina de Lisboa: “Podem não gostar de Psiquiatria, mas têm de saber que as perturbações psiquiátricas são importantes, pelo simples facto de serem muito frequentes”. Lembrei-me desta minha frase habitual quando comentava em público a apresentação do Relatório “A Saúde Mental em números”, que em boa hora a Direcção-Geral da Saúde e o coordenador do Programa de Saúde Mental (Álvaro de Carvalho) decidiram debater.

Ler mais

Pais manipuladores criam filhos inaptos para relações futuras

Os pais que estão sempre a tentar mudar o que os filhos sentem, tentam educá-los fazendo-os sentir-se culpados ou ameaçando-os de que se não fizerem as coisas à sua maneira vão gostar menos deles, não arriscam apenas contribuir para um ambiente de cortar à faca em casa enquanto os miúdos são adolescentes. Este tipo de táticas psicológicas afeta as relações que mais tarde os jovens têm com amigos e namorado/as.

Ler mais

Alunos do ano com graves fragilidades na aprendizagem

Alunos do 2.º ano não reconhecem um quadrado, ainda contam dinheiro de forma incorreta, escrevem com vários erros ortográficos e têm dificuldades em compreender o conceito matemático de igualdade. IAVE analisou testes intermédios de Português e Matemática, aplicados nos últimos quatro anos, e detetou fragilidades e apresentou sugestões.

Ler mais

73,1% dos jovens gostam da escola, mas 39% gostam das aulas

Ao todo, 6026 alunos do 6.º, 8.º e 10.º anos de escolaridade das cinco regiões educativas de Portugal continental, com idades entre os 10 e os 20 anos, responderam a um questionário que aborda várias vertentes das suas vidas. Os adolescentes fumam menos, usam menos o preservativo, auto agridem-se mais. Perto de 54% gostam dos professores, 61,8% dizem que a matéria é aborrecida. Há assuntos a discutir, medidas a tomar. Um relatório que deve ser lido por todos os pais e professores.

Ler mais

Avaliação Externa e Qualidade das Aprendizagens

Está disponível a publicação do seminário realizado no Conselho Nacional de Educação sobre Avaliação Externa e Qualidade das Aprendizagens.
Este seminário, realizado em abril de 2014, procurou discutir e partilhar diferentes perspetivas sobre o impacto da avaliação externa (exames) na qualidade das aprendizagens dos alunos. Com a generalização das provas finais e dos exames nacionais a todos os ciclos de ensino, concretizada em 2013, decidiu o Conselho Nacional de Educação acompanhar o desenvolvimento deste processo e sobretudo ouvir os especialistas na matéria, tendo em vista a clarificação de conceitos e de finalidades, assim como a identificação das relações entre as várias modalidades de avaliação.

Ler mais

Concurso escolar "A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…!

A Direção-Geral da Educação e a Direção-Geral do Património Cultural acordaram em lançar no ano letivo de 2015/2016 uma nova edição do Concurso Escolar A minha escola adota um museu, um palácio, um monumento…! O concurso é dirigido aos alunos dos ensinos básico e secundário e tem por objetivo estimular o conhecimento da realidade museológica e patrimonial nacional, através do contacto das escolas com os museus e consequente sensibilização para a conservação, proteção e valorização do património cultural.

Ler mais