Desporto Escolar

O Desporto Escolar promove estilos de vida saudáveis que contribuem para a formação equilibrada dos alunos.

“Mente sã em corpo são!”

Os jovens devem acumular 60 minutos de atividade física moderada, todos os dias, dos quais 20 a 30 minutos se quer rigorosa, segundo o Instituto do Desporto de Portugal (IDP). O IDP salienta que o exercício físico tem benefícios para a saúde dos jovens, de entre os principais, potencia a mineralização óssea, atenua a probabilidade de depressão, contribui para a redução do stress e a melhoria da qualidade do sono, reforça a função cognitiva, dá bem-estar e aumenta o otimismo.


Lê-se na página do Desporto Escolar (portal do ME):
«A prática desportiva nas escolas, para além de um dever decorrente do quadro normativo vigente no sistema de ensino, constitui um instrumento de grande relevo e utilidade no combate ao insucesso escolar e de melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem.

Complementarmente, o Desporto Escolar promove estilos de vida saudáveis que contribuem para a formação equilibrada dos alunos e permitem o desenvolvimento da prática desportiva em Portugal.

O Projeto de Desporto Escolar deve integrar-se, de forma articulada e continuada, no conjunto dos objetivos gerais e específicos do Plano de Actividades das Escolas, fazendo parte do seu Projeto Educativo.»


A FERSAP defende a implementação do desporto escolar de qualidade e diversificado em todas as escolas, as quais devem ser apetrechadas com os meios e equipamentos necessários à sua prática por todos os alunos sem exceção.

As associações de pais devem ter participação na direção do desporto escolar da escola, conforme previsto no Programa do Desporto Escolar (anexo). As escolas devem fomentar a criação de clubes de pais das várias atividades desportivas, de modo a que estes participem de forma ativa na organização da atividade e na realização de torneios desportivos.

Anexo: Programa do Desporto Escolar

Desporto Escolar na Península de Setúbal:
https://www.facebook.com/EDEPSetubal 

Deixe os seus comentários

Publicar comentário como convidado

0
termos e condições.

Comentários

  • Nenhum comentário encontado